VOLUME: 18 - JUL/SET - 2013 Mais volumes...
ISSN: 2318-0331
Avaliação dos Efeitos das Atividades Antropóficas nos Recursos Hídricos na Sub-Bacia Hidrográfica do Córrego do Ipê
Autores
Diego Javier Perez Ortega, SÉrgio Luis De Carvalho
Resumo
Apresenta-se uma metodologia baseada na Aplicação de dois indicadores ambientais, onde se reconhece que a qualidade da água é um excelente indicador para testar os efeitos antrópicos nas bacias hidrográficas, através do índice de qualidade da água (IQA), além se utilizou o índice de transformação antrópica (ITA), para avaliar as mudanças no uso e ocupação de solos de maneira temporal e verificar as modificações ambientais através dos anos, obtendo assim níveis reais da poluição produzida por essas mudanças nos recursos hídricos do Córrego do Ipê, localizado no Município de Ilha Solteira ? SP. Os resultados revelaram um alto grau de fragilidade ambiental do Córrego, como consequência da urbanização, a crescente população e a intensificação das atividades, tanto domesticas como agrícolas, onde as modificações no uso e ocupação de solos ajudaram para um desmatamento massivo aumentando assim o grau de degradação ambiental, porem se encontrou uma inadequada disposição de resíduos sólidos no córrego como depósitos de lixo que ajudam na proliferação de vetores de doenças, isto deixa claro que se precisa de uma gestão para conservar os valores ambientais a nível local e regional, que representam os córregos no Estado Paulista.
Palavras-chave
Indicadores, ITA (Índice de transformação antrópica), IQA (Índice de qualidade da água), mudanças, pressão, fragilidade ambiental.
Authors
Diego Javier Perez Ortega, SÉrgio Luis De Carvalho
Keywords
Indicadores, ITA (Índice de transformação antrópica), IQA (Índice de qualidade da água), mudanças, pressão, fragilidade ambiental.
231 136